ATIVIDADES DINAMIZADAS

Vem conhecer... Sophia de Mello Breyner Andresen

A Biblioteca Escolar promove diversas atividades para que possas ter contacto com o mundo literário. 
Assim sendo, durante a última semana de aulas, os alunos do 5º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, autora da obra literária "A Fada Oriana", que foi lida nas aulas de Português.
Agora, podes consultar a apresentação feita pela professora Cíntia Mendes, através do endereço que se segue. 
Se não és do 5º ano, não te preocupes! A tua turma também irá participar num evento semelhante!
Boas leituras...




Promoção do livro "As flores também sonham"


  A docente e escritora Celeste Gonçalves esteve no dia 5 de dezembro na escola EB1 da Zebreira para promover a história das flores também sonham o seu livro lançado recentemente.




Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


    No dia 3 de dezembro comemora-se o  DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, sendo que no dia 5 de dezembro, próxima terça-feira , na Biblioteca, pelas 14:45h assinala-se o dia com a canção "A Fada da Asa Torta".

“Inclusão é sair das escolas dos diferentes
e promover a escola das diferenças"   
Mantoan



Semana da Floresta Autóctone


   Na passada semana de 20 a 24 de novembro professores e alunos participaram ativamente em atividades com o intuito de partilharem novos conhecimentos e sensibilizarem as suas famílias. 
     No dia 24 de novembro foi o encerramento da Semana da Floresta Autóctone, com a participação das turmas do 10ºA e 11ºA numa palestra com o Prof. Jorge Paiva "A História da Floresta Portuguesa". Decorreu uma saída de campo para identificação de espécies vegetais existentes no espaço escolar e foi hasteada a Bandeira Eco-Escolas relativo ao ano transacto. Esta atividade teve a colaboração da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a presença do Presidente da autarquia e professores dp Projeto Eco-Escolas.

Missão Ambiente


   O Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro faz parte da equipa Super-Med!     Os super-heróis que vão ajudar a proteger o ambiente.
   A Missão Ambiente começa a 27 de novembro, prolonga-se até 6 de abril de 2018, os super-heróis devem incentivar os seus pais, familiares e a comunidade em geral, a entregarem as embalagens vazias e os medicamentos fora de usoque têm em casa, na farmácia associada ao seu agrupamento.

Workshop do projeto "Gente Raiana"


  O projeto “Gente Raiana”, desenvolvido pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova, no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 3ª Geração, tem por objetivo, no seu eixo 1, a promoção do empreendedorismo e da pró-atividade.  Com este intuito o projeto “Gente Raiana” encontra-se a dinamizar com os finalistas da Escola EB 2,3/S José Silvestre Ribeiro, um treino de competências de empreendedorismo com uma duração de 12 horas. Este treino de competências é composto por workshops de 3 horas com os temas “Liderança”, “Como comunicar em público”, “Modern Skills” e “Orientação vocacional”, de modo a estimular capacidades empreendedoras e empresariais, mas também a trabalhar a comunicação, o trabalho em equipa e a liderança com recurso à resolução de desafios práticos e dinâmicos. O primeiro Workshop decorreu na biblioteca da sede do agrupamento no dia 14 de novembro.


Halloween no Agrupamento


 Na sede do Agrupamento a boa disposição e brincadeira fizeram parte das atividades de celebração, muitas surpresas e travessuras...marcaram a exposição de trabalhos de Inglês.
   
 Nas escolas do 1ºciclo a celebração do Halloween resultou em decorações do ambientes escolar, portas, paredes, autocolantes no chão, receitas assustadoras, trabalhinhos e uma exposição de chapéus de bruxa espetacular!!


A 23 de outubro celebrou-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares 

     No passado dia 23 de outubro de 2017, celebrou-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.      
    A Biblioteca Escolar marca a ligação estreita que existe entre a escola e as fontes de conhecimento que são representadas maioritariamente pelos livros, mas também pelos recursos digitais (Internet, vídeos, jogos). O seu papel é tão importante que, por vezes, é através da Biblioteca Escolar que muitos de nós temos o primeiro contacto com o mundo dos livros.     
     Assim, a nossa Biblioteca Escolar assinalou este dia através da realização de algumas atividades com alunos do 5º ano de escolaridade. Em primeiro lugar, foi feita uma pequena visita à biblioteca, onde se refletiu sobre a sua importância e os comportamentos a ter neste espaço. De seguida, chegou a vez de participarem num quiz multicultural intitulado “Ligando Comunidades e Culturas”.    
      A diversão foi garantida! E foram muitos os sorrisos de satisfação, de cada vez que um aluno tinha de responder a uma pergunta sobre a sua própria cultura!       
       Ficaste curioso? O quiz está à tua espera, na tua Biblioteca Escolar.


Comemoração do Dia Mundial da Alimentação

Os alunos da sede do Agrupamento participaram no concurso “Caça à fruta” realizado no dia 16 de outubro, inserido nas atividades do Dia Mundial da Alimentação organizado pela Biblioteca Escolar, docentes do grupo de Biologia e Associação de Estudantes.
Os vencedores dos primeiros lugares foram reconhecidos com alguns prémios simbólicos.

  • 1º lugar MCJG (8ºA) - 26 pontos
  • 2º lugar Os Bananas (6ºA) - 25 pontos
  • 3º lugar Os Rebeldes (7ºA) - 24 pontos

Outubro mês Internacional das Bibliotecas Escolares


Concurso mês internacional das Bibliotecas Escolares

A propósito do "Mês Internacional das Bibliotecas Escolares", uma outra visão da nossa Biblioteca... Criar um vídeo de apresentação da Biblioteca feito por um aluno/grupo de alunos do 2º e 3º ciclos.
Até ao final do mês de outubro envia  o vídeo para o mail da biblioteca cresjsr@gmail.com

Participa temos prémios para os vencedores... 

Comemoração do Dia Internacional da Paz

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Paz, a biblioteca do Agrupamento procurou sensibilizar a comunidade escolar para a temática, solicitando a leitura de um poema alusivo à mesma, sendo a escolha da responsabilidade de cada turma. Apelou ainda à colaboração de todos, no sentido de trazerem uma peça de roupa de cor branca para assinalar a data.

Escola Básica de Zebreira

No dia 21 de setembro de 2017 comemorou-se o Dia Internacional da Paz.
No Jardim de Infância de Zebreira não deixámos passar esta data em claro e, associando-nos à proposta da Professora bibliotecária do Agrupamento, foram dinamizadas diversas atividades das quais destacamos:
·    Leitura e exploração do poema de Sidónio Muralha sobre a paz;
·   Repetição de frases do poema com diferentes tons e intensidade de voz e acompanhadas de batimentos corporais;
·   Pintura e estampagem das mãos das crianças para construção de um painel coletivo com pombas brancas (símbolo da paz), com o título: “Uma mão pela Paz”;
·   Construção de um móbil com pombas coloridas pelas crianças;
·   Dança de roda com a canção: “As pombinhas da Catrina”;
·   Elaboração de uma lembrança para os pais (pombinha feita com as mãos das crianças) e envio aos pais de uma cópia da mensagem da Diretora Geral da UNESCO por ocasião desta data.
Foi um dia repleto de atividades mas muito interessante e divertido.


Jardim Infância Termas Monfortinho

Atividade de construção de pombas, utilizando a técnica de origami.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua mensagem.

[slideshare id=62363107&doc=newsletterinauguraodarequalificaodabe-160524221313&type=d]